Onde fica a próstata e pra que ela serve?

Imagen Prostata

A próstata é um órgão da pelve masculina localizado próximo a região perineal, acima do reto e com íntimo contato com uretra e bexiga (vide foto ). Ela produz o PSA que é responsável pela liquefação do esperma. O ejaculado, que inicialmente sai do pênis com aspecto gelatinoso, vai “dissolvendo-se” à medida que entra em contato com o PSA. Considerando-se um volume de sêmen de 3ml a 3,5ml, a contribuição prostática é de 0,5ml, enquanto que a vesícula seminal é responsável em média por 50% a 60% deste volume.

Há idade estabelecida para inicio do acompanhamento com urologista?

Segundo a AUA (American Urological Association), todos os homens com idade acima dos 50 anos devem fazer exame anual de prevenção e rastreamento precoce para câncer de próstata. Pacientes negros ou com parentes de primeiro grau (pai e/ou irmãos) com histórico de tumor de próstata devem começar esse acompanhamento antes, a partir dos 40 anos de idade. Existem campanhas mundiais denominadas “Novembro Azul”, que visam estimular a prevenção.

Porque devo fazer essa prevenção?

O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Entretanto, diferentemente do melanoma, o tumor prostático tem um crescimento lento e, em suas fases iniciais, é assintomático e não apresenta sinais. Portanto, tomar como base o início da investigação apenas pelos sintomas dos pacientes pode levar ao diagnóstico de lesões malignas apenas em estágios avançados. Em contra partida, um diagnóstico precoce permite tratamento curativo na maioria dos casos. Com exame físico completo (toque reta essencial) e de sangue anuais conseguimos evitar quase todas as mortes que poderiam ser causadas por este tipo de câncer.