A cirurgia robótica iniciou seus primeiros passos em 1985. Kwoh utilizou-se de um robô para biópsias neurocirúrgicas mais precisas. Desde então, o conceito de cirurgia minimamente invasiva foi ganhando mais força a cada dia. Sendo precedida pela laparoscopia, a cirurgia por robô desenvolveu-se muito e tem um grande campo de atuação na Urologia. Abaixo estão respostas para as principais perguntas sobre a cirurgia robótica aplicada ao tratamento das doenças urológicas.

O robô opera sozinho?

Não, assim como em um vídeo game, o robô replica os movimentos que o cirurgião faz, não tendo autonomia para nenhum movimento automático, portanto não existe o risco de perder-se o controle. A cirurgia robótica é uma opção mais avançada a cirurgia laparoscópica, ou leigamente chamada “cirurgia com furinhos”.

E se o robô quebrar no meio da cirurgia? Existe o risco dele não sair do paciente?

Esse risco não existe, pois há um sistema de segurança que libera o robô do paciente sem machucá-lo. Caso haja a necessidade, a qualquer momento, pode ser realizada a conversão para cirurgia aberta.

Quais cirurgias urológicas podem ser realizadas com o robô?

Quais as vantagens da Cirurgia Robótica em relação a aberta?

O que muda para o cirurgião quando opera com o Robô?

Há um filtro de movimento que elimina possíveis tremores do cirurgião, de maneira que não sejam repassados para o paciente durante a cirurgia.

foto
Os instrumentos (pinças, tesouras) apresentam ampla liberdade de movimento. A articulação das ponteiras reproduz fielmente os movimentos das mãos do cirurgião
foto
Sistema óptico, em 3 dimensões, que aumenta a imagem.
foto
Propicia o cirurgião enxergar as estruturas mais próximo e forma ampliada
foto
Drº Danilo

Em relação a Prostatectomia Radical, cirurgia robótica mais comum... Qual a percepção atual dos cirurgiões?

Os índices de Potência Sexual e Continência Urinária parecem ser melhores na cirurgia robótica em relação à cirurgia aberta. Além de haver maior nitidez na identificação do feixe de nervos, lateral a próstata, que são responsáveis pela ereção e também contribuem evitando a incidência de incontinência urinária.

E quanto aos resultados oncológicos (cura do câncer)... Há alguma diferença entre as técnicas aberta x robótica?

Os atuais trabalhos apresentados não demonstraram maior taxa de cura em nenhuma das técnicas. Portanto, a sobrevida livre de doença dos pacientes não mostrou haver nenhuma diferença.

Cirurgia Robótica com DaVinci

foto
ROBÔ COBERTO (ANTES DA CIRURGIA)
foto
RECOLHIDO (APÓS USO)
foto
TORRE DE COMANDO DO ROBÔ
foto
CIRURGIÃO OPERA SENTADO

Entre em contato

Enviado!

contato@drdanilogalante.com.br Agendar Consulta Moema - São Paulo