logo

Muitas pessoas se perguntam qual a frequência normal de micções ao dia. Em média, as pessoas urinam de quatro a sete vezes por dia, com intervalo de aproximadamente duas horas. Esse número varia com diversos fatores, listados abaixo.

Nas mulheres grávidas, por exemplo, há sobrecarga de volume sanguíneo e, consequentemente, maior volume de urina produzidos. Isso, aliado à compressão uterina na bexiga, é um dos principais motivos para aumento da frequência nas gestantes. 

A faixa etária, quantidade e tipo de líquidos ingeridos, a prática de exercícios físicos (e a consequente liberação de suor) e as doenças cardiovasculares aumentam o nível de retenção de água no corpo, influenciando diretamente na frequência do ato de urinar.

Alterações inesperadas na rotina devem ser observadas com cuidado. Caso a sua média normal de micções se eleve ou diminua pense em algumas primeiro em algumas explicações: baixo/alto consumo de líquidos, alterações de sono e l aumento de exercícios físicos. Na ausência desses fatores, devem ser investigados problemas no trato urinário. a infecção urinária é o problema mais comum, ela causa aumento da frequência, com urina mais escura e com odor mais forte.

Alterações da bexiga, como a bexiga hiperativa e/ou a bexiga neurogênica, podem causar aumento da frequência associada a urgência (pressa) miccional. 

Qualquer anormalidade merece sua atenção. Por isso, procure um urologista para fazer exames e receber orientações adequadas em caso de necessidade de tratamento.