logo

Você já ouviu o ditado popular "Pau que nasce torto, nunca se endireita"? Embora ele possa ter diversos significados, falaremos hoje sobre o conceito literal da frase, isso porque alterações no formato e posição do pênis é algo que preocupa muitos homens. Por esse motivo, selecionamos alguns mitos e verdades para desvendar, confira:

1) O pênis pode ficar torto com o passar do tempo?

VERDADE! O interior do pênis é formado basicamente por 3 cilindros. Um deles é a uretra, por onde passa a urina. Os outros dois (um de cada lado) são os corpos cavernosos. Eles se enchem de sangue e são responsáveis pela ereção masculina.

Peyronie é o nome da doença que o urologista dá ao "pênis torto". Ocorre por micro traumas nos corpos cavernosos, decorrentes de relações sexuais (mais intempestivas) e/ou nas masturbações. Após esses traumas formam-se cicatrizes, que encurtam o lado afetado, levando a desvios e diminuições de tamanho e diâmetro. Confira imagem da condição:

Apesar de alguns pacientes nascerem com pênis torto (chama-se pênis torto congênito), a maioria deles ocorre após o início da vida sexual.

2) A curvatura do pênis causa dor?

VERDADE! Faz parte da doença de Peyronie dor as ereções, encurtamento e tortuosidade para o lado afetado. A dor inicia na fase dita inflamatória, inicial do quadro e pode permanecer pelos primeiros 6 meses. O tratamento é feito com analgésicos comuns.

3) Quem tem pênis torto tem mais dificuldade de fazer sexo?

DEPENDE! Depende basicamente da curvatura peniana. Curvas acentuadas (maiores que que 30 graus) podem causar dores e dificuldades na penetração. As dores podem acontecer tanto no homem, quanto na(o) companheira(o).

4) Quem tem pênis torto sofre mais risco de disfunção sexual?

MITO! Isso só ocorre em tortuosidades muito severas ou quando a disfunção sexual trata-se de dificuldade na penetração.

5) A posição da cueca afeta o formato do pênis?

MITO! Com certeza isso não acontece.

6) O pênis que é torto pode se endireitar sozinho?

MITO! O pênis torto não endireita espontaneamente. É sempre necessário procedimento cirúrgico para isso.

Matéria original: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/33930-penis-torto-atrapalha-o-sexo-conheca-mitos-e-verdades-da-condicao