logo
Masturbação frequente afeta o desempenho na cama?

“Doutor! Masturbo-me todos os dias! Isso faz mal?” A dúvida é muito frequente. Na verdade, não leva diretamente a impotência, mas pode diminui o interesse por sexo convencional com outra pessoa. A procura por parceiros(as) pode diminuir quando o homem se satisfaz apenas com o ato solitário. Isso pode afetar o ato sexual se ele condicionar satisfação e tesão a masturbação e não a delação sexual. Estamos falando da LIBIDO, que é a vontade de transar. Pacientes que se masturbam 2 a 3x/dia costumam ter libido mais baixa já que estão “mais saciados” sexualmente falando. Obviamente faltará libido para o sexo real. Mais que isso, libido diminuída leva a ereção ruim.

Mas existem vantagens em se masturbar? Óbvio que sim!
Quando você pratica a masturbação, você descobre exatamente o tipo de toque que gosta, local, intensidade, frequência, se brinquedos sexuais são a sua praia…

Problema é quando você se excita somente com os seus estímulos. Ainda mais quando o principal “gatilho” do tesão for a pornografia. Por isso, a(o) parceira(o) pode achar ruim uma posição ou penetração que você viu no filme e quer pôr em prática, ou pode não gostar da palavra ou expressão usada na hora H. Além disso, pode não pegar bem aquele tapa no parceiro que você tanto queria dar!

Resumindo: o mundo da fantasia nem sempre se encaixa no mundo real! É preciso sempre conversar com sua parceira(o) sobre o que estimula a excitação de cada um, para ter consentimento na hora do "vamo vê".

Portanto, ir para uma relação buscando os estímulos que você mesmo se dá pode gerar uma dificuldade para ter e/ou manter uma ereção.

10 sem