logo

Existe uma situação conhecida por muitos homens que ocorre quando há muita excitação, sem ejaculação correspondente. Ao ficar extremamente excitado, ocorre uma hipertensão do epidídimo, parte superior do testículo, que pode deixar os testículos "azuis", daí a expressão "blue balls".

O que ocorre normalmente: o estímulo ou excitação sexual fazem com que o cérebro, os nervos, o coração, os vasos sanguíneos e os hormônios trabalhem juntos a fim de aumentar rapidamente a quantidade de sangue fluindo para dentro do pênis. O sangue fica preso dentro das duas câmaras esponjosas (corpos cavernosos) localizadas no corpo do órgão. Ao se encherem de sangue, o órgão adquire rigidez e aumento em extensão e diâmetro. Durante a excitação prolongada que não se segue de ejaculação, pode haver uma congestão sanguínea na região dos testículos, levando a um acúmulo de sangue e deixando-os levemente azulados.

hipertensão do epidídimo também pode vir acompanhada de dor na região genital. Há homens que descrevem outros sintomas, como dores de cabeça, dores musculares e mau humor e, em casos mais graves, relatos de dores de estômago.

Normalmente, a ejaculação é capaz de aliviar o quadro de dor, porém alguns casos podem necessitar de ajuda médica com analgésicos.