logo
Homens Perdem Libido na Gestação e Pós Gestação?

É comum que alguns homens experimentem uma diminuição na libido durante a gravidez de suas parceiras e no período pós-parto, conhecido como puerpério. Existem várias razões para essa mudança na libido, e é importante entender que cada indivíduo é único e pode responder de maneira diferente a essas circunstâncias. Aqui estão algumas possíveis causas e explicações para essa queixa:

1. Mudanças hormonais: Durante a gravidez, a mulher passa por flutuações hormonais significativas, como aumento nos níveis de progesterona e estrogênio. Mudanças na libido da mulher vão influenciar a libido masculina.

2. Preocupações e ansiedade: A chegada de um bebê traz muitas mudanças na vida do casal. É comum que os homens experimentem preocupações relacionadas à paternidade, responsabilidades financeiras, mudanças no relacionamento e outras ansiedades relacionadas ao futuro. Essas preocupações podem afetar o desejo sexual.

3. Estresse e fadiga: O puerpério pode ser emocional e fisicamente desgastante para o casal. A mulher pode precisar de mais apoio emocional e prático durante. Essa exaustão pode contribuir para uma diminuição na libido.

4. Mudanças no relacionamento com a chegada do bebê. A dinâmica se altera, as prioridades mudam e o tempo disponível para a intimidade diminui consideravelmente. Essas mudanças afetam conexão emocional e libido do homem.

5. Medo de prejudicar o bebê: Alguns homens podem sentir ansiedade em relação à atividade sexual durante a gravidez ou no período pós-parto, com medo de prejudicar o bebê ou a parceira. É um mito, mas a preocupação existe para algumas pessoas.

É importante destacar que essas alterações são geralmente temporárias e que a maioria dos casais passa por períodos de ajuste durante a gravidez e o puerpério. Comunicação aberta e compreensão mútua são essenciais nesse momento. Caso a diminuição da libido esteja causando preocupação significativa ou afetando o relacionamento, é recomendado que o casal converse com um urologista para orientação adequada.