logo
Hiperplasia de Próstata

A hiperplasia prostática é um aumento benigno (não é câncer) da próstata. Normalmente do tamanho de uma noz portuguesa, a glândula pode chegar ao tamanho de uma bola de tênis.
O crescimento da próstata pode comprimir a uretra e dificultar ou impedindo a passagem da urina através do p3n!s. A urina estagnada, por sua vez, favorece o aparecimento de infecções e cálculos.

Homens com poucos sintomas, que acordam à noite uma ou duas vezes para urinar, não necessitam de tratamento, mas precisam ser acompanhados com toques retais e determinações periódicas do PSA. A chance de câncer de próstata neles não é maior que na população sem hiperplasia.
Pacientes com sintomas intensos (dor, sangue na urina, infecções frequentes) devem discutir com os urologistas as vantagens e desvantagens do tratamento.
O médico fará toque retal para determinar se a próstata está maior ou se sente algum nódulo. A próstata afetada não fica dolorida ao toque. A presença de áreas firmes ou rígidas pode ser indício de câncer da próstata.

Se ainda não possui um Urologista, acesse o nosso site e agende já a sua consulta.