logo

Disfunção erétil é a incapacidade permanente do homem obter ou manter uma ereção com rigidez suficiente para a prática sexual.

Também chamada de impotência sexual, a condição tem diversas causas (psicológicas ou orgânicas): problemas psicológicos (stress excessivo, ansiedade e depressão), doenças hormonais (como diabetes, queda de testosterona e problemas endócrinos), doenças neurológicas (como lesões na medula, mal de Alzheimer e mal de Parkinson), doenças vasculares que impeçam a chegada de sangue no pênis, doença de Peyronie, fibrose dos corpos cavernosos e ainda consumo excessivo de medicamentos, álcool e o tabaco.

Disfunção erétil

Diagnóstico

O primeiro passo para a solução do problema é o diagnóstico correto. Quando psicológica, o paciente deve procurar ajuda de especialistas na área, passando por terapia e/ou medicação. Já os problemas orgânicos devem sem tratados de forma específica, como por exemplo a diabetes ou a hipertensão (principais motivos para disfunção erétil).

Tratamento

O primeiro tratamento sempre é iniciado com medicamentos para a disfunção erétil, quando não houver contraindicações. Eles agem na expansão do sistema circulatório, levando mais sangue para todo o genital.

Inclui-se na prevenção da impotência sexual: ter uma rotina mais tranquila, ter hábitos saudáveis, como controle do peso, abandonar o álcool, cigarro e fazer exercícios regularmente. Em caso de doenças já existentes, como a diabetes, siga o tratamento à risca, conforme orientações médicas.

Na dúvida, consulte sempre um especialista.

Clique aqui para mais temas relacionados a sexo