logo

A uropediatria é um ramo da urologia focado no atendimento a crianças. Em geral, a demanda do público infanto-juvenil por consultas e exames com o especialista no trato urinário é gerada por casos de fimose, testículo que não desceu a bolsa e infecção urinária. É importante ressaltar que, mesmo sendo o médico de referência para a saúde masculina, o urologista também atende a pacientes do sexo feminino.

Tanto meninos quanto meninas podem sofrer, desde cedo, com infecções urinárias, que pode ter como sintoma inicial apenas uma febre sem causa aparente. A doença é mais comum nos meninos devido ao prepúcio, a pele que reveste a ponta do pênis, normalmente mais fechado nos primeiros anos de vida, devendo-se abrir de forma espontânea. Contudo, se isso não ocorrer até os dois anos de idade, a ajuda médica pode se tornar necessária.

Outro motivo para correção, ainda no mesmo assunto, é a fimose, que consiste na dificuldade em expor a glande (cabeça do pênis). Além de uma má higienização, há ocorrência de inflamações e infecções de repetição, problema pode ser resolvido através de um procedimento cirúrgico. O terceiro maior motivo das consultas infantis ao urologistas são para correção do testiculo que nasceu fora do escroto. Sua correção, feita o quanto antes, diminui a chance de infertilidade futura desse menino. 

O cuidado com as meninas torna-se ainda mais necessário a partir de um ano de idade, quando a possibilidade de infecção urinária aumenta devido à proximidade da uretra ao ânus, o que facilita a migração de bactérias para a bexiga. Quando há queixas de dores, ardência ou dificuldade para urinar, é hora dos pais recorrerem ao urologista.

Para prevenção da infecção urinária em ambos os sexos, recomenda-se evitar o excesso de retenção da urina. A média ideal estimada de intervalo entre uma ida e outra ao banheiro gira em torno de três horas. Ingerir líquidos regularmente, em especial a água, e manter uma dieta equilibrada também são medidas importantes para garantir um bom funcionamento do trato urinário.