logo

Você certamente já ouviu falar de "pedras" nos rins e que estas causam muita dor, não é mesmo? Pois saiba que essas massas duras de minerais também podem acometer a bexiga, responsável pelo nosso armazenamento e esvaziamento de urina. Homens acima dos 70 anos, com problema na próstata, são os mais atingidos. Entretanto, mesmo os jovens precisam de atenção, quando há obstrução da saída da urina (por exemplo, por estreitamente da uretra, canal urinário do penis). A urina altamente concentrada em um paciente com alguma obstrução na uretra é a união perfeita para a formação do "cálculo vesical". Os minerais que a compõem, notadamente o cálcio, são os mesmo das famosas pedras nos rins. No entanto, é possível acontecer uma "importação" dessas massas dos rins. Ou seja, o cálculo forma-se no rim, chega a bexiga e, não sendo expelido, começa a ganhar volume. Outras situações também podem levar a cálculos de bexiga: a "bexiga neurogênica", por não esvaziamento completo da bexiga; a hiperplasia prostática benigna (HPB), que aumenta o tamanho da glândula e as inflamações no trato urinário.

São sintomas de um possível cálculo na bexiga: alta frequência de idas ao banheiro, dores ao urinar, desconforto no pênis, presença de sangue na urina ou coloração turva/escura ou ainda repetidas infecções urinárias.

Em caso de persistência desses sintomas, o paciente deve procurar um urologista. Os cálculos quando não retirados, podem causar retenção urinária aguda e até mesmo irritação crônica da bexiga, levando a tumores.