logo
Biópsia da Próstata

O câncer de próstata é um dos tumores mais prevalentes na população masculina, com maior incidência a partir dos 50 anos. A suspeita ocorre em exames de checkup em quase todos os pacientes. Toque retal e resultado da dosagem de PSA no sangue costumam ser suficientes pro médico decidir se “nos vemos em 1 ano” OU “vamos precisar investigar melhor isso”. Essa melhor investigação segue com ressonância de próstata e, se mantiver alta suspeita, com biópsia de próstata. É a biópsia de próstata que dá o diagnóstico preciso do câncer de próstata. Mais do que isso, ela classifica o tumor com sendo de mal ou bom prognóstico, ou seja, a gravidade do tumor. O grau de malignidade é baseado na famosa (entre os urologistas, é claro) escala de Gleason.

“Quando enviamos a biópsia da próstata para análise, o médico patologista vai analisar aqueles fragmentos de acordo com a pontuação de Gleason, que atribui notas baseado no aspecto microscópico do tumor. Dentro de um mesmo tumor, há células mais agressivas e outras menos. Quanto mais desorganizado aquele padrão de células, mais agressivo é o tumor.”, explica o urologista Danilo Galante, membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Entenda o Escore de Gleason:
Ele é baseado em uma nota que vai de 1 a 5. As células mais “sadias”, parecidas com as da próstata normal, recebem classificação 1. Já as células mais danificadas e com risco de infiltração para outras partes do organismo, classificação 5.

“Então são destacados os dois principais padrões dessa célula e atribuídas duas notas. Por exemplo, chega o resultado da biópsia do paciente com um Gleason 4+3. O número que vem primeiro é o padrão mais frequente (4 pontos). O segundo tipo mais frequente, recebeu 3 pontos. Então, a somatória deles dá 7. Quanto mais baixo o escore, menos agressivo o tumor, e vice-versa”, explica o Dr. Galante.

Faça seu check-up anual com exames de rotina. O diagnóstico precoce continua sendo o melhor tratamento.

#cancerdeprostata #urologista #urologiamoema #toqueretal #drdanilogalante